A pele é o maior órgão do nosso corpo e sua exposição a fatores como o sol pode causar o aparecimento de manchas de diferentes formas, texturas e tonalidades. Por isso, é sempre bom ficar atento ao surgimento de qualquer sinal! As PINTAS ou nevos melanocíticos, são lesões de pele pigmentadas que podem surgir em qualquer fase da vida e podem ter cores, formas e tamanhos diferentes, bem como apresentar pêlos. Elas aparecem em qualquer parte do corpo humano seja pela falta de proteção solar ou por fatores genéticos, e podem também ser um SINAL de que algo não vai bem. Por isso a dica nº 1 desse post é a OBSERVAÇÃO (auto exame). Elas podem se transformar em potenciais problemas (melanomas), dependendo da quantidade, coloração, entre outros fatores. E assim como todo e qualquer tratamento, as pintas possuem um método específico a ser utilizado. Conhecido como ABCDE dos nevos, o paciente pode realizar um diagnóstico e identificar se os sinais podem significar algum alerta.
O autoexame considera fatores como:
- Assimetria – os nevos devem ser simétricos.
- Bordas – As pintas benignas têm bordas uniformes e lisas. No caso de melanoma inicial, as bordas tendem a ser irregulares, e podem estar entrecortadas ou serreadas.
- Cor – As pintas benignas costumam ter uma cor só. Cores variadas também são sinal de alerta.
- Diâmetro – As pintas benignas geralmente têm um diâmetro menor que o das malignas. O melanoma tem o diâmetro maior que 6 milímetros, mas pode ter um tamanho menor no início.
- Evolução – As pintas benignas comuns têm sempre o mesmo aspecto. Mas se apresentarem mudança na cor, no formato, tamanho e relevo, sangrar, coçar ou formar crosta, consulte um dermatologista.
É importante lembrar também que o acompanhamento de um profissional especializado não pode ser substituído! Sua saúde deve vir sempre em 1º lugar!